quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Tempo de compartilhar - 2ª semana janeiro

Vivi com o Pai Celestial antes de vir para a Terra.
Fonte: Sugardoodle
Tradução: Danielle Souza

Antes de nascermos, todos nós vivíamos juntos com o Pai Celestial e Jesus Cristo. Aprendemos e crescemos tanto quanto nos foi possível. Porém, eventualmente Pai Celestial reuniu todos os Seus filhos em um conselho. Diga “antes de aprendermos sobre o que aconteceu lá, vamos fazer uma contagem." Ande pela sala e faça com que cada criança conte 1, 2, 3, 1, 2, 3, 1, 2, 3, etc. Após ter andado pela sala, faça com que todas as crianças com o número 1 vão para um lado da sala. Faça com que todos os demais vão para o lado oposto.
Então leia a seguinte estória: Estória – Eu vivi no céu (Revista Friend de abril de 2000)

Escritura – faça com que uma criança leia Moisés 4:1-4. Debata e explique que um terço seguiu Satanás e foram expulsos. Quanto é 1/3? Aponte para o primeiro grupo. Então diga às crianças da Primária: “eu sei que todos nesta sala seguiram a Jesus. Como eu sei disso? Por que todos vocês estão aqui na terra." Peça a todos que voltem a suas cadeiras.
Debate – como nós éramos na vida pré-mortal? Tínhamos um corpo? Não. Como diz a história, viemos para a terra para ganhar um corpo e andar pela fé. Por que não conseguimos nos lembrar de nosso lar no céu? Isso é porque passamos pelo véu, e nossas lembranças da vida pré-mortal foram apagadas. Entretanto, podemos aprender sobre algumas de nossas experiências lá ao lermos as escrituras e escutarmos a nosso profeta. Eles nos ajudarão a entender melhor o Plano de Salvação.
Canção: "Vou cumprir o Plano de Deus" (p. 86-87)
Com um corpo e com o dom do arbítrio (liberdade para escolher entre o certo e o errado) poderíamos provar ao Pai Celestial que queremos mais do qualquer coisa guardar Seus mandamentos e voltar a viver com Ele novamente. Ficamos animados em podermos vir à Terra.
Mas havia um problema. Pai Celestial sabia que quando nos tornássemos mortais e ganhássemos corpos, poderíamos adoecer e morrer. Cometeríamos erros e seríamos tentados. Poderíamos pecar, e ninguém que estiver pecando pode viver com Ele. Pai Celestial sabia que alguém teia de pagar o preço por nossos pecados para que pudéssemos estar limpos novamente e livres d pecado. Precisaríamos de um Salvador que desse Sua própria vida como pagamento por nossos pecados. Pai Celestial perguntou “a quem enviarei?”. Jesus disse: “Eis-me aqui, envia-me.” Jesus disse que Ele faria o que quer que o Pai Celestial quisesse que Ele fizesse para nos ajudar. Houve outro que queria tomar nosso arbítrio e nos forçar a segui-lo. Esse era Lúcifer, ou Satanás. Ele não queria que seguíssemos o Plano do Pai Celestial – ele tinha seu próprio plano. Pai Celestial disse “enviarei o primeiro”. (Segure uma gravura de Jesus Cristo). Quando ouvimos que Jesus seria nosso Salvador, ficamos tão gratos e felizes que gritamos de alegria.

Página de colorir- (revista O Amigo, fevereiro de 2005, pág. 55)
Resumo: preste seu testemunho do Salvador e sua gratidão pelo plano que nos permite retornar a Ele.
Outras Idéias- Peça a um voluntário que diga uma coisa que tenha aprendido sobre a vida pré-mortal. Recitem juntos Doutrina e Convênios 138:56, substituindo as palavras eles e suas por nós e nossas.

“Mesmo antes de nascermos, nós, com muitos outros, recebemos nossas primeiras lições no mundo dos espíritos e fomos preparados para nascer no devido tempo do Senhor, a fim de trabalharem em Sua vinha para a salvação da alma dos homens.”

Vivíamos com o Pai Celestial e nos foram dadas responsabilidades. Mostre gravuras de pessoas nas escrituras a quem foram dadas responsabilidades na vida pré-mortal para ajudar a realizar a obra do Pai Celestial (exemplos: Jesus; Maria, mãe de Jesus; Adão e Eva; João Batista; Joseph Smith). Faça tiras de papel que digam o trabalho que cada pessoa realizou na terra. Coloque as tiras dentro de uma sacola e passe-a pela sala enquanto a pianista toca "Vou cumprir o Plano de Deus" (p. 86-87). Quando a música parar, faça com que a criança segurando a sacola leia uma tira e combine com a gravura correta.
Peça à cada classe que discuta uma responsabilidade que eles possam ter no futuro (exemplo: missionário, pai, mãe, professor da Primária, bispo). Faça com que as classes debatam com seus professores o que podem fazer agora para se prepararem para essa responsabilidade ou qualquer responsabilidade que possam receber. Faça tiras de papel de cores diferentes com frases do hino "Vou cumprir o Plano de Deus" (p. 86-87), que digam o que podemos fazer agora para nos prepararmos para nossas responsabilidades (exemplos: "vou cumprir," "vou seguir," "vou trabalhar", "sempre orar”). Faça com que as crianças usando a mesma cor da tira de papel fiquem de pé quando a frase for cantada. Testifique da importância de se preparar agora para responsabilidade que recebemos.

Nenhum comentário: