terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O que já foi postado? para professores

Ano novo, para muitas é novo chamado, para outras novas conselheiras. novos professores.. Nada como um bom treinamento para dar aquela animada, encher de idéias e compartilhar experiencias.

Confira o que já foi postado aqui no blog voltado para os professores:



Lembrando que o objetivo do blog é a troca de informações, idéias e materiais. Se alguma irmã nos ajuda, podemos ajudá-las também com nossos materiais e talentos, então, não se acanhem nem de enviar nem de solicitar. Se pudermos ajudar, faremos o melhor de nós. Assim, abençoamos umas às outras e magnificamos nossos chamados. 


Bjinhos

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Primária 4 aula 6

Essa semana chegou bem cedo a aula 6 dos valorosos, e veio recheada viu!! Tem idéias pra reunião familiar também e até para ensinar a segunda estrofe do hino "Néfi era Valente".



domingo, 29 de janeiro de 2012

Primaria 4 Livro de Mórmon

No blog Teach LDS Children estão disponíveis (em inglês) as aulas já preparadas  até a aula 20 , estão cheias de ideias, brincadeiras e atividades para o manual Primaria 4.  Veja aqui as aulas 6-10!
Na medida do possível pretendo aproveitar alguns materiais e ir traduzindo para usar aqui na primária!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Recurso para aula dos Valorosos

Sempre que possível colocarei aqui alguns auxílios para as aulas da primária. Espero que gostem e que ajude bastante!

Primaria 4 aula 5


Hinos 2012 tempo de compartilhar

Sei que muitas de vocês já fizeram os cds para este ano, estou atrasada o.O mas para aqueles que ainda não fizeram fica essa dica de gravar um cd com todas os hinos pedidos no esboço para o tempo de compartilhar 2012, pode deixar no armário da primária pois é muito útil ou dar para facilitar para as líderes.

Lista com os hinos pedidos esse ano:


1Por ser Filho de Deus
2Faze o Bem, Escolhendo o que é certo
3Sê Fiel
4Hino escolhido de Abril
5Quando eu for batizado
6Néfi era Valente
7O sábio e o tolo
8Eu quero ser como Cristo
09 Guarda os mandamentos
10- O sacerdocio do Senhor
11Eu quero ser um missionário
12Ele mandou Seu Filho
13Eu gosto de ver o Templo
14As famílias poderão ser eternas
15 O Espírito Santo
16Segue o Profeta
17Escolhendo o que é certo
18O amor do Salvador
19 O Senhor deu-me um templo
20Batismo
21A bondade por mim começará
22Reverencia é amor
23sábado
24Obedecerei
25Meu Pai
26a Igreja de Jesus Cristo
27 No céu eu vivi
28Jesus Criança já foi também
29Brilha
30Sou como uma estrela
31Brilhando brilhando
32Sou um filho de Deus

Todos estão disponíveis no site oficial da igreja. Ou você pode baixar todos de uma vez aqui.

Bju

CTR auxílio para aula 5

Na Liahona de fevereiro deste ano tem um jogo da memória muito legal para o tema do próximo mês e pode ser usado também na aula 5 do CTR. Uma idéia é colocar as situações de um lado (quarto bagunçado, escrituras, receber dinheiro) e as escolhas certas do outro (arrumar, ler, dízimo).
 Para aqueles que ainda não receberam  a Liahona, podem baixar no site da Igreja. Clique na figura.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quem sabe o hino!!

A irmã postou no blog dela como uma revisão, mas pelo que etendi esta atividade é pra testar os conhecimentos sobre os hinos:
Prepare um cartaz parecido com o da foto, as figuras você pode baixar aqui.
Tenha um aquinho de feijão pequeno,
Você pode dividir as crianças em grupos e escolher um líder pra cada grupo, coloque o cartaz no chão e a criança(líder) sentará de costas para o cartaz, então ela joga cuidadosamente o saquinho de feijão para cair em alguma figura, quando conseguir ver em que figura caiu o grupo tem 10 segundos para escolher um hino que simboliza aquela figura, pode ser uma palavra ou frase, o importante é que em algum momento do hino a figura precisa aparecer, então o grupo inteiro canta o hino para o restante da classe.
Pode ser escolhido primeiro os hinos de cada grupo, ou então já escolhe e apresenta. 
Quem entende o Iglês, pode capturar a idéia da irmã direto no Blog.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Baixando os arquivos do Blog

No blog SUDICES encontrei hoje um "passo-a-passo" de como baixar arquivos do 4shared e achei que seria interessante dar a dica aqui, já que de vez em quando alguém tem dificuldades para baixar nossos arquivos a partir do 4shared também.
Como algumas vezes o 4shared aparece na versão em inglês, ao invés de procurar por "Baixar agora", procurem por "Download Now" e depois por "Download File Now".

Quem quiser ler o passo a passo, clique aqui.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ensinando regência


Ideia de Melanie Edwards, de Sherman Oaks, California.
postada no PRIMUSIC

Estou ensinando as crianças a reger música. Até agora tem funcionado bem – mesmo os raios de sol são capazes de conduzir músicas básicas. A maioria das crianças consegue fazer os movimentos com as mãos e se revezam me ajudando a reger. Às vezes eles tem dificuldades para encontrar o ritmo, mas creio que isso virá com o tempo
Eis o que fiz para ensiná-los. Usei a gravura de um macaco que colori. Você também pode usar um macaco de pelúcia – algo pequeno.
Eles seguram o Sr macaco com a mão direita. Eu lhes ensinei a segurar mão um pouco para o lado para que a pianista possa vê-los.(...)
Para o compasso 4/4 :
Sr. macaco sobe na árvore e pega um coco (a mão segurando o macaco faz o movimento para cima a partir do lado).
Desce da árvore (a mão desce em linha reta).
Bebe um gole (a mão vai para a esquerda – na frente do corpo).
Dá um gole para o amigo (a mão se move para a direita como se tivesse um amigo daquele lado).
Sr. macaco volta a subir na árvore (repete).

Para o compasso ¾:
Sr. macaco não está com sede, então ele sobe na árvore e pega um coco (a mão segurando o macaco faz o movimento para cima a partir do lado).
Desce da árvore (a mão desce em linha reta)
Dá um gole para o amigo (a mão se move para a direita como se tivesse um amigo daquele lado)
Sr. macaco volta a subir na árvore (repete).


Compasso 2/4:
Sr. macaco está só brincando. Sr. macaco sobe na árvore (a mão segurando o macaco faz o movimento para cima a partir do lado) e desce da árvore (a mão desce em linha reta).

As histórias são bobinhas, mas as crianças as aprendem. A maioria das canções da Primária são 4/4 ou ¾, especialmente as do programa então isso dá às crianças muita prática.
Vários pais tem dito que seus filhos estão regendo a música em casa durante as Noites Familiares. Usei o macaco com os Valorosos por apenas algumas semanas e agora eles conduzem sem ele.
Os CTR ainda seguram o macaco.
Espero que vocês se divirtam tanto quanto eu tenho me divertido.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Crie seu Próprio Poster!!

Achei que vocês iriam ficar curiosas em saber como criamos o poster, até agora tivemos 43 pessoas baixando o poster pronto mas não houve nenhuma manifestação" como posso fazer isso?" vou postar o link  mesmo assim, se fosse eu já estaria curiosa, rsrs.
Recebi este link de um grupo que participo, para criar seu próprio poster acesse aqui!!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Poster da Primária 2012!!

Olá...estou um pouco sem criatividade mas preparei um poster pra vocês com a foto tema da primária, são 12 folhas do tamanho A4  mais ou menos no tamanho da lousa de nossas salas de aula,fica bom para decoração de alguma atividade especial, para baixa-lo clique aqui, espero que gostem!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dica Tempo de Compartilhar 5ª Semana de Janeiro - 2012

Peguei o tema da 4ª Semana e adaptei o TC da A Liahona de Janeiro de 2005 e montei um que talvez possa ajudar, estou meio enferrujada pois não estou tão focada tanto com a primária por servir em outra organização, mas espero não ter perdido tanto o jeito e que este TC possa ajudar vocês.
Façam uma cartinha individual para cada uma das crianças falando de sua admiração e amor por elas e incentive-as a escolherem sempre o certo para serem felizes.
Para baixar o TC completo clique aqui.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As cores da nossa Primária

Uma ideia divertida para cantar com as crianças
De: Pam Craner, Arizona/EUA
Postado em : Primusic

"Quando cantamos As Cores da Nossa Primária as crianças escolhem a que grupo vão pertencer: vermelho ou azul, porque os professores sempre são amarelo. Deixe-me explicar: Vamos dizer que os meninos escolham vermelho.
As cores da nossa primária são vermelho (meninos levantam e sentam), amarelo (professores levantam e sentam), e azul (meninas levantam e sentam). São símbolos de gratidão e amor, mensagem de valor. O vermelho (meninos levantam e sentam) nos leva ao mal desprezar, o amarelo (professores levantam e sentam) a seviços prestar, diz o azul: (meninas levantam e sentam) 'quem firmeza mostrar, sempre terá alegria sem par'."

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Incentivando os Professores!!

Principalmente as professoras da primária, precisamos ser muito dinâmicas pra acompanhar o ritmo dos pequeninos que já nascem ligados no 220.
Com o início do ano fazemos novas metas. Se somos professoras podemos incluir esta meta em nossa lista,. As bênçãos serão para nossos alunos e para nós!!
Um dica além de muitos materiais da igreja sobre ensino é a Liahona de Junho de 2007 - No discurso Principios do Ensino e Aprendizado.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Por ser Filho de Deus- idéias para ensinar

2° estrofe: Espalhe figuras de locais como "praia, shopping, parque, chuva, avião e lar". Diga as crianças que você vai falar como se sente e elas vão ter de correr para a figura correspondente. Pode dizer frases como :
"sinto-me com muito calor, vontade de entrar dentro d'agua e comer camarão, (praia) "
"sinto-me nervoso, medo de altura e de algum acidente " (avião)
"sinto-me cheia de energia, quero corrrer, pular e brincar " (parque)
finalmente "Sinto-me bem, seguro, cheia de paz e amor" (lar)
Aí é só cantar a estrofe. Depois de repetir entre na 3 estrofe:

3° estrofe: Coloque embaixo das cadeiras figuras de membros da familia servindo uns aos outros e figuras de familias discutindo ou brigando. Após ter cantado a 2 estrofe diga "em algum lugar dessa sala tem figuras de familias que se sentem bem, seguras, cheias de paz e amor. onde será?" cinco segundos depois vc diz "embaixo das cadeiras, será?" . Cole todas no quadro e vá falando "O menino tá cuidando do irmãozinho! ahhh nessa casa se sentem bem com certeza" , "as irmãs estão brigando vixh!! nessa casa não tem paz nem amor". Depois de todas as figuras no quadro diga que só nos sentiremos bem se servimos a familia e fizermos boas obras.
Aí é só cantar a estrofe.


Mobile: Excelente idéia para reunião familiar ou para crianças fazerem em casa. Se for fazer na primária, uma idéia é fazer tamanho gigante em cartolina, cada criança coloca um enquanto canta.



Frases para organizar: Enquanto o som toca várias vezesas crianças precisam organizar as frases do hino inteiro (pois é bem curtinho). Se preferir você mesma pode cantar! Sempre comece o hino do início mesmo que estejam montano a terceira estrofe, assim as crianças ficam prestando atenção para ver se estão acertando. Para o CTR entregue uma palavra chave de cada frase para ser a palavra dela. Quando ouvirem a palavra sabem que é a palavra delas. Ou tenha as
líderes perto do CTR para sempre darem novas palavras quando usarem uma, assim elas ficarão atentas por mais tempo.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Canções de 2012

Pra quem quer gravar cd e ainda não sabe como conseguir todas as canções listadas no esboço deste ano, é bom lembrar que a maioria delas está no cd Músicas para Crianças. Se vocês ainda não tem, peçam URGENTE do seu Bispo e, enquanto não chega, é possível baixar todas as canções do site oficial da Igreja nestes links:

http://lds.org/cm/display/0,17631,7337-1,00.html (canções dos meses março, maio, junho, julho e agosto)

http://lds.org/cm/display/0,17631,6515-1,00.html (hinos do Hinário oficial, "Faze o Bem escolhendo o que é certo", canção de fevereiro)

http://lds.org/service/serving-in-the-church/primary/sharing-time-2012?lang=eng              
(Por Ser Filho de Deus, canção de janeiro. Procure por As a child of God, no cantinho inferior direito do vídeo a versão em português)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Calendário de Leitura das Escrituras

Por Adriana Lucas
Gostaria de compartilhar com vocês o "Calendário de Leitura das Escrituras", o qual usamos no último semestre de 2011 com as crianças de nossa Primária e elas adoraram, pois podiam pintar os quadradinhos do dia de acordo com o que elas iam lendo. E o qual usaremos nesse ano também!
Fizemos o seguinte acordo com elas: A leitura tinha que ser diária (mesmo que fosse um ou dois versículos) para todas as crianças, (inclusive as que ainda não sabiam ler, os pais poderiam ler pelo menos um versículo para elas participarem).  Se elas não conseguissem ler num dia, no outro dia para poderem ficar com todos os quadradinhos pintados elas tinham que ler um capítulo inteiro.
Eu fiquei impressionada com os relatórios que os pais me davam aos domingos, dizendo: "Meu filho não dorme sem ler as escrituras". Fiquei muito emocionada, pois realmente nosso dever como líderes da Primária é trazer as crianças a Cristo, e qual o caminho mais fácil do que elas mesmas procurarem conhecimento pelo estudo das escrituras todos os dias? 
O presente no final é um certificado de conclusão, que entregaremos no Segundo Domingo de Janeiro. 
Também pedimos aos líderes que participassem, o que é muito importante, pois sabemos que nós líderes devemos nos preparar espiritualmente todos os dias para podermos ensinar esses preciosos filhos do Pai Celeste.
Todos os domingos mostrávamos um calendário (da Presidente), pintado com os dias que já tinham sido lidos e incentivávamos as crianças a lerem na próxima semana.
Assim que tivermos o certificado de conclusão pronto, enviarei pra vocês.
Estou compartilhando o Calendário de Janeiro a Junho de 2012, o documento está em WORD, tornando fácil quaisquer mudanças que a Ala deseje fazer

Baixe aqui o Calendário de Leitura das Escrituras.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Novos cartazes para Eu Gosto de Ver O Templo

Adriana Lucas nos enviou cartazes para o hino Eu gosto de ver o Templo. Obrigada, Dri!

Livro de Atividades para a Sacramental

Outro dia postamos o link para o livro de atividades para a Sacramental do Blog SUDICES, relativo à primeira semana de janeiro de 2012.
Aqui tem o link para ver no blog o livrinho para a 2ª semana.