sábado, 10 de outubro de 2009

Desfile de padrões

Por Jaqueline Travassos Pinto
Estaca Madureira - Rio de Janeiro/RJ

Realizei um dia de atividade com os valorosos onde expliquei para eles a importância de vivermos o princípio do recato. A mensagem que dei para eles foi baseada no discurso "Recato: Um Princípio Eterno para Todos" da irmã Silvia H. Allred (A Liahona, jul/2009, p. 28). Montei a mensagem em slides e após explicar a eles sobre o assunto, dividi a mensagem em partes e dei uma parte para cada um, pois eles iriam passar o que aprenderam para os irmãos de nossa ala.

Vou comentar um pouco sobre cada coisa que teve no desfile:

Lembrancinha: Pregador de lembrete para geladeira. Na parte da frente do pregador cobri com emborrachado e escrevi RECATO NO VESTIR e na ponta coloquei uma estrela e escrevi PRIMÁRIA. Na parte de trás coloquei o imã. Preso no pregador tinha um papelzinho onde escrevi o quem no livreto Para o Vigor da Juventude sobre recato e junto do porta lembrete, coloquei uma caneta. Fiz as lembrancinhas todas em lilás e verde água que foi a cor que usei para a atividade.

ORNAMENTAÇÃO:
Passarela: Fiz de TNT vermelho e colei no chão do salão cultural
Painel Fiz de TNT branco com letras douradas escrito "DESFILE DOS PADRÕES" e espalhei umas estrelas prateadas e vermelhas.
Coloquei bolas nas janelas em forma de flores. Teve uma mesa para as lembrancinha onde coloquei alguns livretos do Fé em Deus e, é claro, os saquinhos com as lembrancinhas. Na outra mesa (comidas) coloquei mais algumas estrelas para enfeitar.

APRESENTAÇÃO:
Fiz a apresentação no datashow. Comecei dando o início da mensagem e explicando que as crianças iam explicar um pouco do que aprenderam sobre padrões de vestimenta. Depois cada criança leu um tópico da mensagem no datashow e fez um comentário.

DESFILE:
Depois que havia terminado a parte da mensagem das crianças passamos para a parte do desfile (todas as crianças desfilaram, até mesmo as que não eram dos valorosos), onde as crianças foram divididas em algumas categorias: igreja, passeio e dia-a-dia. Eles foram desfilando dentro de suas categorias e eu fui apresentando cada um deles e mostrando que podíamos ficar bonitos e elegantes e estar dentro dos padrões.

FINAL:
Depois que todos haviam desfilado, pedi para que todos entrassem e desfilassem. Depois disso passei mais dois slides que davam a conclusão da mensagem. Fizemos a oração e depois partimos para a parte do lanche, onde cada irmão da ala trouxe alguma coisa.

Estávamos tendo muitos problemas com esse assunto, por isso decidi fazer essa atividade, que foi um tremendo sucesso.

É uma forma diferente de tratar de um assunto que muitas vezes os pais acham que não seja importante na idade deles.

Bem é isso, espero que tenham gostado da idéia.

*      *      *

Para acessar o roteiro, clique aqui. Jaqueline, obrigada por compartilhar e parabéns pela atividade. Se tiver foto da lembrancinha, a gente acrescenta aqui.

Nenhum comentário: