quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Para blogueiras principiantes: o segredo de tostines


Praticamente toda semana temos blogs novos surgindo por aí de todas as organizações/assuntos e, às vezes, nos perguntam qual o segredo do sucesso (?) do blog. Se é sucesso eu não sei, mas a "receita" que funciona para nós (pode servir, ou não, para vocês) é simples:

- Postar todos os dias ou, pelo menos, não ficar dias e até semanas sem aparecer.
- Dar atenção aos leitores e responder comentários e e-mails , chamando-os pelos nomes de preferência. Mas é para dar atenção de verdade, com sinceridade de coração.
- Ser criativa e fazer do blog um diferencial, com seu toque, seu gosto e sua personalidade. Seja original e faça o SEU blog, não a cópia de outro(s).  O blog tem que transmitir o que você é. Se você fizer o que todo mundo faz, seu blog será só mais um como tantos outros.
- Dê dicas, sugestões, exemplos.
- Saiba o que seus leitores querem.
- Tenha sempre novidades.
- Tenha certeza do que está postando e esteja pronta para responder perguntas, se surgirem.
- Não "polua" seu blog visualmente seu blog com excessos, pois se a página estiver pesada demora a carregar, as pessoas não acham o que procuram e acabam desistindo do seu blog.
- Por fim, se o seu blog for bom, você nem precisará divulgá-lo pois as pessoas virão até ele espontaneamente.

Bem, quem sou eu para ensinar alguma coisa, né?! Mas são dicas de pequenas coisinhas que funcionam para nós e, quem sabe, podem ser úteis para quem for principiante e se interessar. Se não interessar, é só desconsiderar, claro.

Um comentário:

Beatriz disse...

Amei a receita do sucesso!
passa lé no meu blog,tenho um selinho pra você.
www.mocasdevalor.blogspot.com