terça-feira, 22 de julho de 2014

Tempo de Compartilhar: 4ª semana de julho

Semana 4: Posso conhecer a verdade por meio do poder do Espírito Santo.

- Sugestão do Esboço aqui.

- Sugestões da Sofia, do Sofia's Primary Ideas
Observação nossa: Em julho de 1847, os primeiros pioneiros chegaram ao Vale do Lago Salgado. Aqui a tradição não é forte, mas no EUA comemora-se o Dia dos Pioneiros. Em Utah acontecem desfiles e vários outros eventos.

1. Um Tempo de Compartilhar muito fácil é ampliar esta atividade de desenhos escondidos (revista The Friend de julho de 2010)
Pergunte às crianças porque elas acham que os pioneiros decidiram se juntar à Igreja e rumar oeste: o Espírito Santo era forte em testificar a eles da verdade! Tenha gravuras, canções e perguntas sobre o Espírito Santo em um pequeno pedaço de papel. No outro lado das perguntas, escrituras e canções tenha estas palavras: um despertador, taco de beisebol, bola de boliche, boné, cenoura, taco de golfe,  joaninha, pincel, ervilhas, saleiro, pimenteiro, fatia de pão, fatia de pizza, fatia de melancia, torradeira, escova de dentes. (correlação um para um, pergunta/coisa para encontrar)
Depois que uma criança sortear um pedaço de papel, elas terão de responder a pergunta e então encontrar o item na gravura. Se precisarem de ajuda, eles podem convidar outras pessoas da primária (professores, regente etc.) para ajudá-los.
2. Conte algumas histórias dos pioneiros. Eles foram muito perseverantes! Eles agiram assim porque o Espírito Santo testificou-lhes a verdade! Aqui está o link para construir seu carrinho de mão e ajudá-lo a lembrar da historias de hoje!
Aqui está uma história, compartilhada pelo Élder Ballard, no artigo  A Fé e a Força dos Pioneiros — Ontem e Hoje, publicado na revista A Liahona de julho de 2013.
Phoebe Carter também teve que viajar 1.200 quilômetros de Scarboro, Maine, até Kirtland, Ohio, em 1835. Phoebe tinha 28 anos quando decidiu reunir-se aos membros da Igreja, mesmo tendo que fazer a jornada sozinha. Ela contou posteriormente: “Meus amigos se assombraram com minha decisão, tal como eu, mas algo me impelia a prosseguir. A tristeza de minha mãe por eu sair de casa foi quase maior do que eu podia suportar, e se não fosse pelo espírito que estava dentro de mim, eu teria desistido no final. Minha mãe me disse que preferia me ver enterrada a me ver indo assim sozinha para o mundo cruel. (…) ‘Phoebe’, disse ela, com seriedade, ‘você vai voltar para mim se descobrir que o mormonismo é falso?’ Respondi três vezes: ‘Sim, mãe, vou’. (…) Quando chegou a hora de eu partir, não ousei confiar em mim mesma para me despedir, por isso escrevi uma despedida a cada um, deixando-as sobre a mesa, desci as escadas correndo e pulei para dentro da carruagem. Assim, deixei o amado lar de minha infância para unir minha vida aos santos de Deus”.
Naquela ocasião, Phoebe não tinha ideia de que seus passos de fé a conduziriam a uma jornada de bem mais de 1.200 quilômetros até Kirtland. Ela se casaria com Wilford Woodruff e viajaria com ele através do Missouri até Nauvoo e depois na jornada de mais de 2.000 quilômetros, cruzando terras desertas, até o Vale do Grande Lago Salgado."
3. De nossa Conferência Geral mais recente, abril de 2014:
"Outra verdade que passei a conhecer é a de que o Espírito Santo é real. Ele é o terceiro membro da Trindade. Sua missão é a de prestar testemunho da verdade e da retidão. Ele Se manifesta de muitas maneiras, inclusive por meio de sentimentos de paz e confirmação. Também pode proporcionar consolo, orientação e correção, quando necessário. A companhia do Espírito Santo é mantida por toda a nossa vida, se vivermos em retidão.
O dom do Espírito Santo é conferido por meio de uma ordenança do evangelho. Uma pessoa que tem autoridade impõe as mãos sobre a cabeça de um membro novo da Igreja e profere palavras como estas: “Recebe o Espírito Santo”.
Essa ordenança por si só não nos muda de modo perceptível, mas, se ouvirmos e seguirmos a inspiração, receberemos a bênção do Espírito Santo. Todo filho e toda filha de nosso Pai Celestial pode vir a conhecer a veracidade da promessa de Morôni: “Pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5; grifo do autor).
Pres. Boyd K Packer, O testemunho.

4. Irmã Silvia H. Allred escreveu na revista The Friend a história de sua conversão: "quando eu tinha 14 anos, dois missionários bateram em nossa porta. Eles começaram a ensinar minha família sobre a verdadeira natureza de Deus. Nas visitas que se seguiram, eles nos ensinaram a orar. Eles também nos ensinaram sobre a Restauração e o Plano de Salvação. Depois da terceira ou quarta  visita, a maioria dos membros de minha família parou de ouvir os missionários, exceto por minha irmã de 17 anos de idade, Dina, e eu. Ambas sentimos o testemunho do Espírito Santo em nossos corações e recebemos a confirmação espiritual de que aquela mensagem era verdadeira.
Minha irmã e eu obtivemos uma cópia do Livro de Mórmon e começamos a lê-lo. Todos os dias aós a escola, nós corríamos para casa para ver quem pegava o liro primeiro. Enquanto a primeira a chegar em casa estava lendo, a outra esperava impacientemente até a hora da refeição, comia com pressa. e depois era sua vez de ler até a hora de dormir. Tal era a animação que sentíamos. "
Faça corridas reverentes! Convide duas crianças por vez a caminhar reverentemente, mas rápido até um ponto na sala. A primeira pessoa a chegar responde uma pergunta sobre uma história do Livro de Mórmon que fale sobre o Espírito Santo. Entretanto, se a primeira não estiver sendo reverente, a pergunta vai para a outra pessoa. Se for um empate, a regente decidirá quem responderá a pergunta. Certifique-se de ter gravuras que combinem com as perguntas.
Algumas perguntas poderiam incluir:
Néfi sabia de antemão o que ele deveria fazer quando foi pegar as placas de latão?
Que verdade o Espírito lhe testificou que ele deveria fazer quando encontrou Labão?
Como a liahona era parecida com o Espírito Santo?
Leia  Jacó 7:8. Sherém era um anticristo que queria um sinal de Deus. Ele era um mentiroso e muito malvado. Ele disse muitas coisas que eram erradas. Como o Espírito Santo ajudou Jacó?
Quais foram algumas das coisas que o Rei Benjamin testificou ao povo? 
O Espírito Santo testificou ao povo a verdade de suas palavras?
Veja se você consegue preencher a escritura que descreve esta experiência: "E aconteceu que depois de haverem pronunciado essa palavras, o Espírito do Senhor desceu sobre eles e encheram-se de _______________" (Mosias 4:3) Alegria! O Espírito Santo ajudou a mudar seus caminhos e ele nunca mais pecaram novamente! (Mosias 5:1-2)
O que o Espírito Santo fez por Abinádi? (Ele o protegeu pra que pudessem terminar sua mensagem - Mosias 13:3,5)
Quem foram Alma e Amuleque? Como eles se conheceram? Eles pregaram juntos a palavra de Deus e o Espírito Santo estava com eles. De fato, o Espírito Santo os ajudou muito. Veja Alma 8:30-32
Termine com a seguinte citação:
Elder Henry B. Eyring disse: "Aqui, então, está um pequeno sumário: a missão do Espírito Santo é testificar do Salvador. O Livro de Mórmon é um testamento de Jesus Cristo. Então o Espírito Santo sempre virá àqueles que leem e ponderam a mensagem do livro de que  Jesus é o Cristo." (How to Know the Truth, New Era, Maio 2004)

Nenhum comentário: