quinta-feira, 3 de julho de 2014

Tempo de Compartilhar e Tempo de Cantar: 1ª semana de julho - algumas opções.


Semana 1: A Igreja de Jesus Cristo foi restaurada

Sugestão do esboço:
Identificar a doutrina (ver uma gravura): Mostre uma gravura do Profeta Joseph Smith e peça às crianças que contem o que sabem sobre ele. Explique que a Igreja de Jesus Cristo foi restaurada por meio de Joseph Smith.
Incentivar a compreensão (atividade com objeto): Explique que, quando Jesus Cristo esteve na Terra, Ele organizou Sua Igreja com a liderança do sacerdócio e com doutrinas verdadeiras. Peça que as crianças citem alguns dos ensinamentos e das posições de liderança na Igreja; e, a cada resposta, peça que coloquem um bloco sobre a mesa para formar uma estrutura. Quando a estrutura estiver completa, explique que ela representa a Igreja de Jesus Cristo. Mostre gravuras da crucificação e da Ressurreição de Cristo e explique que, depois desses eventos, as pessoas começaram a ensinar coisas erradas. Derrube a estrutura enquanto fala brevemente sobre a apostasia. Explique sobre o chamado de Joseph Smith para restaurar a Igreja e, enquanto você reconstrói a estrutura, repita os mesmos ensinamentos e posições de liderança que as crianças mencionaram anteriormente. Preste testemunho da restauração da Igreja por meio de Joseph Smith.
 
 
Outras sugestões:
Eu pretendo seguir a orientação do esboço, mas terei de fazer algumas adaptações.
Por exemplo, não tenho blocos para montar a estrutura. Uma possível solução seria usar caixas, mas não terei tempo suficiente para conseguir a quantidade necessária.
A Darcee, do Pergler's Primary Place, fará algo assim: 
http://perglersprimaryplace.blogspot.com.br/2011/02/apostasy-and-restoration-st.html
 

 
Achei muito bacana, adoraria usar gravuras mostrando como era e como é hoje em dia, mas cairia no mesmo problema: não tenho caixas desse tipo em quantidade suficiente. :(
Então farei como sugerido pela Jill, do Hatch Patch Creations: usarei copos de plástico e etiquetas com os itens que existiam na Igreja do Salvador e que existem hoje em sua Igreja restaurada.
 
 
Outros princípios que poderiam constar dessa lista: Escrituras; Revelação; Ordenanças.
 
A ideia é montar uma pirâmide usando os copos. A base serão os 12 apóstolos, porque Cristo quando esteve na Terra, ordenou apóstolos que portavam o Sacerdócio.
Doze copos serão colocados em duas fileiras de seis copos cada, lado a lado.
Uma vez que a Terra tinha agora o Sacerdócio, outras verdades do Evangelho surgiram. Colocamos o copo com a etiqueta "Sacramento" equilibrado em quatro copos dos "Apóstolos" e falamos sobre esta verdade do Evangelho.
Depois é só ir adicionando os copos à pirâmide, sempre ensinando sobre cada princípio.
Eu vou além: à medida que formos montando a pirâmide, colocarei no quadro gravuras relacionadas aos princípios do Evangelho, como essas que a Darcee do Pergler's Primary Place usou, com imagens da época em que Cristo esteve na Terra.
 
Sugestão de gravuras? Clique aqui.
 
Terminada a pirâmide, pergunte às crianças: "o que aconteceu depois que os Apóstolos morreram?"
Peça a uma criança que venha à frente e retire cuidadosamente um dos copos dos Apóstolos. Explique que o Evangelho ainda estava na terra porque haviam outros que possuíam o Sacerdócio. Continue chamando crianças para retirar os copos até que a pirâmide caia. Explique que outros homens tentaram criar outras igrejas. Eles pegaram partes diferentes e tentaram criar uma igreja. Pegue pequenas quantidades de copos e junte-os em pequenas pirâmides.
Ensine às crianças que esses homens não poderiam construir a pirâmide inteira porque não possuíam todas as verdades. A Igreja do Salvador tinha que ser restaurada. (eu explicaria o que significa restauração, nesse momento. Muitos não compreendem que restaurar não é fazer algo novo, e sim deixar como era antes).
Explique como Joseph Smith, através da direção de nosso Pai Celestial, restaurou o Evangelho em sua plenitude (aqui eu colocarei uma gravura da Primeira Visão).
Repita os primeiros passos ao re-erguer a pirâmide por completo.
Nesse momento, colocarei as gravuras relacionadas aos mesmos princípios, mas já mostrando os nossos dias, como a Darcee fez, na segunda imagem acima.
Terminarei recitando, ou cantando, junto com as crianças, a Sexta Regra de Fé:
Cortesia do blog As Tontas Vão ao Céu
 

Tempo de Cantar
A Darcee deu, também, uma sugestão para esse momento: uma vez que a Pirâmide da restauração estará montada, as crianças poderiam cantar hinos relacionados com cada princípio. No caso dela, haverá itens dentro das caixas relacionados com cada princípio. As crianças retirarão os itens e cantarão uma canção que fale do princípio.

Nenhum comentário: