terça-feira, 26 de maio de 2009

Atenção ao uso do logotipo

Às vezes, no manual de instruções nos concentramos apenas nas informações da nossa organização e esquecemos de estudar o restante. Como eu sou muito curiosa, estou sempre lendo, relendo e conferindo o que está escrito lá na tentativa de não cometer nenhum erro ou, pelo menos, minimizá-los.

Muitas vezes fazemos uso incorreto ou indevido do logotipo ou outras coisas da igreja por falta de conhecimento, principalmente no Brasil onde os direitos autorais e registros de marcas não são levados a sério mas nós, como membros da igreja, temos a obrigação de nos esforçar para aprender e obedecer estas leis, ainda que o mundo ache que isso não é nada demais. Assim sendo, hoje vamos estudar e tentar entender o uso do logotipo da igreja. Diz o manual:

Nome e Logotipo da Igreja

O nome e logotipo da Igreja são marcas registradas e devem ser usadas de acordo com as seguintes diretrizes:

O nome escrito da Igreja pode ser usado em unidades locais, desde que sejam atendidas as seguintes condições:

1. A atividade ou o evento a que o nome esteja associado (por exemplo: o programa da reunião sacramental) seja oficialmente patrocinado pela unidade;
2. O nome da unidade local da Igreja anteceda o nome da Igreja (por exemplo: Ala Vila Sônia de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias);
3. O tipo usado não imite ou se assemelhe ao do logotipo oficial. O logotipo reserva-se para uso oficial da Igreja. As unidades locais somente podem usá-lo nas publicações e materiais que patrocinarem oficialmente. Somente o logotipo oficial deve ser usado. (Ver a capa deste manual). Ele não deve ser imitado, digitalizado ou gerado por computador. As versões inglesa e não inglesa do logotipo são produzidas e distribuídas somente pela sede da Igreja.

O logotipo deve ser grande o suficiente para ser lido facilmente, mas não tão grande a ponto de chamar a atenção exclusivamente para si. Deve haver suficiente espaço em branco a sua volta. Ele não deve ser mesclado, sobreposto ou colocado ao lado de padrões, símbolos, logotipos ou outros elementos competitivos. O logotipo não deve ser usado como elemento decorativo, também não deve ser sombreado ou impresso em cores vivas. O logotipo não deve ser usado nos computadores da estaca ou ala. Também não deve ser usado de modo pessoal, comercial ou promocional, tal como em livros de história da família, camisetas, broches, faixas ou bandeiras. Exemplos de usos aceitáveis e inaceitáveis, bem como cópia do logotipo que podem ser duplicadas, são fornecidas em "Nome e Logotipo da Igreja - Diretrizes para unidades locais".
Fonte: "Manual de Instruções da
Igreja", pág. 325, vol. 02

Assim, entendemos que não devemos utilizá-lo na produção de materiais, lembrancinhas, em nossos blogs ou qualquer outra forma que não se encaixe nas condições e termos descritos acima. Tem gente que acha chatice. É melhor ser chata ou desobediente? Vai do livre-arbítrio.

2 comentários:

Juliana disse...

Sii....aquela plaquetinha que coloquei na atividade da obra missionaria q te mandei se encaixa nisso neh? Eu n podia ter colocado daquele jeito! Eu só peguei no sugar doodle e traduzi.... nem pensei nessa questão do logotipo... mas sabe aquelas plaquetinhas q tem "futuro missionario" e o nome da igreja? elas são oficiais? associei o desenho a elas na hora e nem pensei direito..... que chato...... n gosto de fazer as coisas contrarias ao manual..... vou prestar mais atenção em relação a isso agora.... mas q bom q vc eh curiosa! aprendi uma coisa importante! Obrigada!!

Simone disse...

Ju, eu acredito que se encaixa, mas vamos dar uma modificada nela para se adequar. Não tem problema, estamos todas aprendendo. Eu tenho muuuuuitas dúvidas, sabe, por isso fico lendo, pois tenho medo de fazer algo que não possa. Mesmo lendo, tem coisas que não entendo. O bom é que aprendemos com vcs tb. Beijos e obrigada