quarta-feira, 27 de maio de 2009

Suas vozes erguem juntas ao Senhor

Recebemos muitos pedidos de dicas para ensinar hinos. Eu mesma não entendo praticamente nada de música (parte técnica). Não sei nem ao menos reger. Entretanto, quero compartilhar o que eu acredito ser o melhor e mais eficiente método de ensino dos hinos na primária: a repetição constante.

Certa vez, em um treinamento didático, o Presidente da escola dominical fez a seguinte pergunta:

- Vocês acreditam que a prática leva à perfeição?

Alguns disseram que sim, outros que não necessariamente, outros ficaram em dúvida.

A resposta, que eu achei muito coerente, foi: sim, desde que estejamos praticando corretamente.

Utilizei este princípio na primária através do uso dos CDs (já que eu não tinha líder de música e não sabia reger) e de cartazes e posso afirmar-lhes com toda certeza que as crianças aprendem os hinos através da repetição constante.

Uma outra experiência que quero compartilhar comprova a teoria da repetição. Quando meu filho era bem pequeno eu sempre cantava hinos para ele dormir. Às vezes, eu cantava errado, invertendo ou trocando alguma palavra e ele, automaticamente, abria os olhos como se soubesse que tinha alguma coisa errada.

Irmãs e irmãos, as crianças prestam atenção em TUDO. Muito mais do que nós até. Portanto, minha sugestão para o ensino de hinos é a repetição. Se você tem outra dica e quer compartilhar, fique à vontade, pois estamos sempre aprendendo.

Nenhum comentário: