domingo, 31 de maio de 2009

Tempo de compartilhar: junho

A irmã Eliana Brandão nos enviou mais materiais para o Tempo de Compartilhar de junho. É só clicar no título e baixar. Obrigada irmã!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Atividade Fé em Deus: desenvolvendo talentos

Esta atividade deve ser realizada sob supervisão de um adulto. Pode ser feita como atividade do Fé em Deus ou em noite familiar.

Objetivo:
ensinar autocontrole e disciplina (atributos espirituais), além de reunir a família para desenvolver um talento culinário.

Escritura relacionada:
"Lembre sempre daquilo que aprendeu. A educação é a sua vida; guarde-a bem" (Provérbios 4:13)

Talento culinário:
Trufas geladas

Ingredientes
200g de chocolate com 70% de cacau
200ml d creme de leite
150g de raspas de chocolate
Uma família

Raspe o chocolate e leve-o para derreter. Aqueça o creme de leite, misturando-o com o chocolate, Deixe a mistura esfriar e coloque-a na geladeira até que endureça. Agora a criança pode ajudar. Modele as trufas e num recipiente coloque algumas raspas de chocolate e as bolinhas. Tampe e gire. Coloque as trufas no congelador. Deve-se comer somente 1 trufa por dia e, no último dia, pode comer 2 como recompensa pelo autocontrole

Minuto de reflexão:
A disciplina é um valor que custamos a adquirir, pois requer esforço pessoal, mas traz também uma boa recompensa. Podemos citar como exemplo, a aquisição de um conhecimentos ou o domínio de uma técnica, como aprender a tocar um instrumento musical e a satisfação de tê-lo conseguido.
Fonte: Adaptado do livro "Jogos em Família"

Enquete encerrada e nova enquete

Semana passada perguntamos se vocês utilizam metade do Tempo de Compartilhar para a música, conforme as instruções do Esboço. O resultado foi:

37 votos: sim (64%)
20 votos: não (35%)

Agora temos uma nova enquete e gostaríamos que vocês votassem, por favor. Queremos saber quantas utilizam a folha de planejamento do tempo de compartilhar.

Obrigada pela participação!

Apresentação na Reunião Sacramental

A apresentação da primária na reunião sacramental é o acontecimento mais importante da organização pois mostra resumidamente os princípios aprendidos durante o ano, conforme instruções contidas no Esboço para o Tempo de Compartilhar e a Apresentação da Primária na Reunião Sacramental.

Esta apresentação é uma das maiores preocupações das líderes mas o que eu quero dizer é que esta apresentação não tem segredos se seguirmos as "diretrizes para a apresentação na reunião sacramental" que estão nas páginas 1 e 2 do esboço.

A apresentação na sacramental não exige tanto quanto vocês imaginam e a preparação não é feita 2 ou 3 meses antes. A preparação é feita durante o ano todo, daí a importância de enfatizarmos o tempo de compartilhar e o ensino dos hinos. É à partir disso que sairá a apresentação. Tendo isto em mente, fica mais fácil.

Quero comentar algumas diretrizes:

- A segunda diretriz diz que as crianças devem se apresentar "com base nos temas mensais do TC". Vocês sabem que na última página do esboço tem uma folha de planejamento do tempo de compartilhar. Se vocês preencherem esta folha semanalmente terão um registro a mais que poderão recorrer na hora de fazer o roteiro. Esta folha de planejamento é muito importante e ela não existe por acaso. Meu conselho é: usem o planejamento.

- A terceira diretriz recomenda que anotemos "as experiências das crianças e o que elas disseram nos discursos". Estas experiências são de valor inestimável e vocês não imaginam o quanto serão valiosas na hora de fazer o roteiro.

- A quinta diretriz diz que os ensaios não devem tomar tempo desnecessário das famílias. Novamente vale a importância de ensaiarem os hinos, principalmente, durante o ano. Assim, as crianças precisarão de menos ensaios. Até porque alguns pais têm dificuldades para levar seus filhos aos ensaios.

Estas diretrizes estão no esboço para nos guiar e se a seguirmos tudo ficará mais fácil. Vocês serão guiadas pelo Espírito. Vocês são líderes escolhidas e o Senhor preparará o caminho para que vocês realizem a apresentação e cumpram suas designações. Não se esqueçam que vocês tem a liderança local (bispo, conselheiro, presidente da primária da estaca e conselheiras) que podem ajudá-las e terão prazer em fazê-lo.

Desta forma, gostaria de dizer que o Primária SUD Online não disponibilizará modelos prontos para a apresentação, já que ela deve ser feita por inspiração e não temos autoridade para receber revelação que não seja para os nossos chamados. Não é que não queiramos ajudar mas não queremos passar por cima nem substituir o chamado de suas líderes. Nós podemos e queremos ajudá-las, só não podemos disponibilizar modelos prontos. Contamos com a compreensão de todas.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Recursos Para Aulas!!

Aula 20 do CTR
O Espírito Santo Ajuda-nos a Conhecer a Verdade
Clique aqui para baixar!

Aula 21 dos Valororos
Joseph Smith É Coberto de Piche e Penas
Clique aqui para baixar!

Tempo de Compartilhar - 4º Tópico de Maio

Marina nos enviou uma sugestão pro Tempo de Compartilhar deste domingo.
Obrigada por compartihar, Marina!!

"Frutos do Espírito"
Objetivo: Reveja as mensagens encontradas em Gálatas 5 e em Mateus 7 sobre os frutos do espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, Benignidade, bondade, fé, mansidão, e temperança” (Galatas 5:22 - 23). Veja idéias da lição:2 Nephi 32:5; Moroni 10:5; D&C 130:22.

1. Debata com as crianças sobre os frutos do espírito ajude as crianças aprenderem se o fruto que estão pondo sobre sua árvore da vida é fruto bom. Um dia Jesus deu um Sermão em uma montanha a 5.000 povos (Mateus 7:18 - 21) e ensinou-os sobre uma árvore boa produzindo bons frutos e uma árvore má produzindo maus frutos. Jesus disse, “uma árvore boa não pode trazer adiante a frutos maus” (visual da árvore feliz), nem a árvore má pode dar bons frutos (mantenha levantado o visual da fogueira). "Portanto, pelos seus frutos o conhecereis (Coloque os bons frutos na árvore e os ruins jogue na fogueira)."Jesus disse que aqueles que guardam os mandamentos podem participar no Reino Celestial. Aqueles que escolhem o errado “não herdarão o Reino dos Céus” (Galatas 5:21 - 22).” Jesus disse também, “se nós vivemos emespírito, andemos também no espírito (Galatas 5:25).” Não é bastante apenas “viver no espírito,” quando vamos a primária, fazemos reunião familiar e escolhemos o certo, nós também “andamos no espírito,” obedecendo os mandamentos de Deus. Isto produzirá a fruta boa em nossa árvore e far-nos-á fortes. O discípulo de Jesus', o Apóstolo Paulo disse-nos como nós podemos dizer se nossa árvore carrega bons frutos. Disse, “a fruta do espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, Benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança” (Galatas 5:22).

2. Mande as crianças escolherem a fruta que é digna de entrar no Reino de Deus, escolhendo uma fruta e lendo a parte traseira. Chame outra criança para escolher a fruta que combina, verifique então a resposta encontrada na parte traseira da fruta, por exemplo, AMOR.

3. Mande-os então colocar a fruta na árvore se for uma fruta ou uma ação boa, ou no fogo se for uma fruta ou ação má.

Cliquem nas imagens para ampliar


Atenção: Tempo de Compartilhar de junho

Se você é novo(a) aqui ou ainda não viu e está procurando materiais para o tempo de compartilhar de junho, quero lembrá-los(las) que fomos adiantadas e as dicas e links já foram postadas. Nada impede que coloquemos outras opções (se encontrarmos) mas, se você não quer deixar para a última hora, não espere. Confira nas postagens anteriores do mês de maio!

Ah, ontem chegou A Liahona de junho. Se você não for assinante não tem acesso à página de notícias, pois esta não é publicada na versão online. Eu já escaneei o Tempo de Compartilhar da página de notícias então se você deseja recebê-lo envie-nos um e-mail solicitando. Mudando, mais ou menos, de assunto...se vocês já receberam A Liahona, perceberam que o Tempo de Compartilhar que era a segunda matéria agora é a última?

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Suas vozes erguem juntas ao Senhor

Recebemos muitos pedidos de dicas para ensinar hinos. Eu mesma não entendo praticamente nada de música (parte técnica). Não sei nem ao menos reger. Entretanto, quero compartilhar o que eu acredito ser o melhor e mais eficiente método de ensino dos hinos na primária: a repetição constante.

Certa vez, em um treinamento didático, o Presidente da escola dominical fez a seguinte pergunta:

- Vocês acreditam que a prática leva à perfeição?

Alguns disseram que sim, outros que não necessariamente, outros ficaram em dúvida.

A resposta, que eu achei muito coerente, foi: sim, desde que estejamos praticando corretamente.

Utilizei este princípio na primária através do uso dos CDs (já que eu não tinha líder de música e não sabia reger) e de cartazes e posso afirmar-lhes com toda certeza que as crianças aprendem os hinos através da repetição constante.

Uma outra experiência que quero compartilhar comprova a teoria da repetição. Quando meu filho era bem pequeno eu sempre cantava hinos para ele dormir. Às vezes, eu cantava errado, invertendo ou trocando alguma palavra e ele, automaticamente, abria os olhos como se soubesse que tinha alguma coisa errada.

Irmãs e irmãos, as crianças prestam atenção em TUDO. Muito mais do que nós até. Portanto, minha sugestão para o ensino de hinos é a repetição. Se você tem outra dica e quer compartilhar, fique à vontade, pois estamos sempre aprendendo.

Transição para OM: meninas de 11 anos

Eu adoro ler Liahonas antigas. Ontem eu estava lá fuçando minhas revistas e encontrei uma mensagem legal para compartilhar com vocês, que saiu na O Amigo (julho/2006, páginas A10-A12). É uma mensagem especial para meninas de 11 anos que estão em fase de transição para as moças e pode ajudá-las a esclarecer dúvidas e diminuir a ansiedade do que está por vir. Se você tem meninas nesta idade, seria legal entregar-lhe esta matéria (que você pode imprimir diretamente do site oficial). Se sua ala não tem, guarde pois você pode precisar. Se você for da OM ou for mãe, também vai gostar.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Marcador de texto

No site da Emma tem sempre idéias muito bacanas como este marcador de texto, que acompanha o tema deste ano da Primária:

Cliquem na Imagem para ampliar.

Bem poderia servir para presente de aniversário ou mesmo lembrancinha da Apresentação da Primária na Sacramental.

Lembrancinha sobre o Espírito Santo

Emma publicou um enfeite de porta (se tem um nome certo pra isso agora não me recordo) relativo ao Espírito Santo, que poderia ser feito para uma aula, Tempo de Compartilhar ou atividade (exemplos: 4º tópico do Tempo de Compartilhar de maio/2009; Aula # 20 do manual Primária 3; Requisito # 3 da seção Aprender e Viver o Evangelho, Fé em Deus).
Tomei a liberdade de fazer um outro modelo, já com o tópico do 4º domingo de maio. Cliquem nas imagens para ampliar.
Thanks, Emma!!!

Atenção ao uso do logotipo

Às vezes, no manual de instruções nos concentramos apenas nas informações da nossa organização e esquecemos de estudar o restante. Como eu sou muito curiosa, estou sempre lendo, relendo e conferindo o que está escrito lá na tentativa de não cometer nenhum erro ou, pelo menos, minimizá-los.

Muitas vezes fazemos uso incorreto ou indevido do logotipo ou outras coisas da igreja por falta de conhecimento, principalmente no Brasil onde os direitos autorais e registros de marcas não são levados a sério mas nós, como membros da igreja, temos a obrigação de nos esforçar para aprender e obedecer estas leis, ainda que o mundo ache que isso não é nada demais. Assim sendo, hoje vamos estudar e tentar entender o uso do logotipo da igreja. Diz o manual:

Nome e Logotipo da Igreja

O nome e logotipo da Igreja são marcas registradas e devem ser usadas de acordo com as seguintes diretrizes:

O nome escrito da Igreja pode ser usado em unidades locais, desde que sejam atendidas as seguintes condições:

1. A atividade ou o evento a que o nome esteja associado (por exemplo: o programa da reunião sacramental) seja oficialmente patrocinado pela unidade;
2. O nome da unidade local da Igreja anteceda o nome da Igreja (por exemplo: Ala Vila Sônia de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias);
3. O tipo usado não imite ou se assemelhe ao do logotipo oficial. O logotipo reserva-se para uso oficial da Igreja. As unidades locais somente podem usá-lo nas publicações e materiais que patrocinarem oficialmente. Somente o logotipo oficial deve ser usado. (Ver a capa deste manual). Ele não deve ser imitado, digitalizado ou gerado por computador. As versões inglesa e não inglesa do logotipo são produzidas e distribuídas somente pela sede da Igreja.

O logotipo deve ser grande o suficiente para ser lido facilmente, mas não tão grande a ponto de chamar a atenção exclusivamente para si. Deve haver suficiente espaço em branco a sua volta. Ele não deve ser mesclado, sobreposto ou colocado ao lado de padrões, símbolos, logotipos ou outros elementos competitivos. O logotipo não deve ser usado como elemento decorativo, também não deve ser sombreado ou impresso em cores vivas. O logotipo não deve ser usado nos computadores da estaca ou ala. Também não deve ser usado de modo pessoal, comercial ou promocional, tal como em livros de história da família, camisetas, broches, faixas ou bandeiras. Exemplos de usos aceitáveis e inaceitáveis, bem como cópia do logotipo que podem ser duplicadas, são fornecidas em "Nome e Logotipo da Igreja - Diretrizes para unidades locais".
Fonte: "Manual de Instruções da
Igreja", pág. 325, vol. 02

Assim, entendemos que não devemos utilizá-lo na produção de materiais, lembrancinhas, em nossos blogs ou qualquer outra forma que não se encaixe nas condições e termos descritos acima. Tem gente que acha chatice. É melhor ser chata ou desobediente? Vai do livre-arbítrio.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Esclarecimento: mural de recados

Frequentemente recebemos solicitações para colocarmos um mural de recados no blog. Gostaria de esclarecer que já temos 3 meios pelos quais vocês podem se comunicar conosco: enviando um e-mail diretamente, deixando um comentário e através do formulário fale conosco.

Os comentários não são moderados e nas 3 opções disponíveis todas as mensagens são recebidas instantaneamente. Se a resposta demora um pouquinho mais não é pelo meio pelo qual sua mensagem foi enviada. O tempo de resposta não depende do meio que vocês enviaram a mensagem e sim da nossa disponibilidade. Nós trabalhamos fora e só podemos nos dedicar ao blog quando o tempo permite. Mesmo assim, fazemos o possível para que todos recebam suas respostas.

Uma outra questão é que precisamos do espaço. Quanto mais coisas colocarmos na barra de navegação ao lado, aumenta a poluição visual e dificulta a navegação de vocês. Quanto mais itens, mais difícil de vocês encontrarem o que procuram, portanto fazemos o máximo para deixar somente o necessário.

Contamos com a compreensão de vocês!

Atividade da primária?

Não!!! Reunião de aprimoramento da minha ala. Esta "criaturinha" pendurada na perna da professora do CTR é meu filho. Eu avisei! Deu corda, agora agüenta...hihihihi. Haja fôlego!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cartãozinho Lembrete de Oração!!

Para muitos de Nós a Oração é algo automático, faz parte de nossa rotina diária, mas assim como temos dificuldades em cumprir outros mandamentos e precisamos de ajuda, alguns podem ter dificuldade para orar, principalmente crianças que não tem os pais na Igreja, então para dar uma forcinha encontrei no site http://lds.about.com/ um cartãozinho de lembrete de oração, traduzi e estou postando, como o tema de Junho envolverá ORAÇÃO pode ser útil para alguém para o tempo de compartilhar!

Clique na Imagem para Ampliar!

Nova fonte de Recursos Aulinhas!!

Já disse isso hoje e repito, no Bloguinho da Emma tem muita coisa legal, hoje descobri que ela prepara recursinhos para as aulas dos valorosos também!! É tudo muito lindo!!
Eu baixei esse jogo da memória da aula 22 traduzi e estou postando pra vocês ficarem com água na boca e ir correndo explorar o BLOG com certeza acharão coisas fantásticas, é uma caixinha de surpresas!!
Clique na Imagem para Ampliar

Parabéns e Obrigada Emma!!

Etiqueta para CD Regras de Fé!!

Meninas,

O Blog da Emma é demais, tem cada coisa fofa que não dá para acreditar!

Achamos esta linda etiqueta para o CD de Regras de Fé que a Si traduziu, clique aqui para baixar o arquivo original!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Etiquetas em português

Minha xará, Simone S. Oliveira editou e fez as etiquetas da Emma, que agora é nossa leitora também, em português. Obrigada Simone! Thanks Emma!
Se você ainda não viu como ficam depois de prontas, veja o CD do meu filho.


Fonte: Emma's Place

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aula dos Valorosos!!


Flores do Meu jardim,

Preparei com todo amor a aulinha 20 dos Valorosos Joseph Smith Traduz a Biblia e outras escrituras Sagradas, clique aqui para baixar!!

Compartilhando o Tempo de Compartilhar!!

Meninas,

Sempre que vou nas Alas tenho que ter um Tempo de Compartilhar na manga caso aconteça algum imprevisto, gostei muito daquele que está no 4º tópico de Maio, então fiz as plaquinhas para levar na bolsa, estou compartilhando caso alguém se interesse!!

O legal mesmo seria levar as frutas, mas como não sei se vou usar prefiro não arriscar para não estraga-las então levarei minhas gravuras.

Clique aqui para baixar, está também na pasta Tempo de Compartilhar dos arquivos do BLOG.
Fonte: Esboço da primária 2009

terça-feira, 19 de maio de 2009

Dica Para o Tempo de Compartilhar Tesouros do Espírito!


Vamos encher o Baú com as jóias das escrituras. Primeiro complete os espaços em branco e aprenda como o Espírito Santo é um dos maiores tesouros que recebemos do Pai Celestial.

E pelo poder do Espírito Santo podeis ___________ ___________ ___________ de todas as coisas. (Moro. 10:5).


“Mas o fruto do espírito é, amor, alegria, ___________, longaminidade, benignade, bondade, ___________” (Gal. 5:22).


“Mas o consolador é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, este vos ___________ todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (João14:26).


“Põe tua confiança, naquele espírito que leva a fazer o ___________—sim a agir justamente, a andar em humildade, a julgar com retidão, e esse é o meu espírito. (D&C 11:12).


“... se entrardes pelo caminho e receberdes o Espírito Santo, ele vos ___________todas as coisas que deveis fazer” (2 Ne. 32:5).


Em verdade, em verdade eu te digo: Dar-te-ei do meu Espírito, o qual iluminará tua mente e encher-te-a a alma de _____________. (D&C 11:13).

Fonte: A liahona Junho de 2000.

Desenho Colorir Aula 19 CTR!!

Mais uma idéia de colorir para a aula do CTR.

Tempo de Compartilhar - 1º Tópico de junho

Uma sugestão para o 1º tópico de junho já foi postada e traduzida no site do Sugar Doodle. Cliquem aqui para baixá-la.

Capas de super-heróis SUD

Olhem só que idéia fantástica! Amei a do Néfi.

TC junho: 4ª semana

4ª semana de junho: Se eu perdoar, também serei perdoado.

Sugestão fonte de consulta e auxílio para a preparação deste TC: A pedra do perdão (O Amigo, fev/2003, p. A6-A8)

Tempo de compartilhar: Junho

No site oficial (em inglês), já tem o tempo de compartilhar de junho. Se vocês já estiverem programando/preparando o de vocês, não se esqueçam de olhar nas postagens antigas de abril e maio, pois nós já postamos links com sugestões. Se alguma idéia do site oficial não for traduzida para O Amigo, enviaremos no jornalzinho mensal.

Música no tempo de compartilhar

Uma das queixas mais frequentes das líderes de música é que algumas presidências não dão tempo suficiente para o ensino e prática dos hinos ou não dão a devida importância (o que dá na mesma, na minha humilde opinião). Como quem tem sempre razão é o manual, vamos conferir o que ele diz:

"Utilizem a música ao longo de todo o tempo de compartilhar para reforçar os princípios ensinados. Metade do tempo de compartilhar deve ser usado para cantar. Isso dará à líder de música tempo suficiente para ensinar hinos novos e fazer com que as crianças aprendam a gostar de cantar." (Fonte: Esboço do Tempo de Compartilhar e da Sacramental, p1)

Metade do tempo de compartilhar são 15 minutos. Não foi o Primária SUD Online quem disse, nem a irmã x, y, z. Está no Esboço oficial. Cada irmã trabalha na sua primária (ou qualquer organização) como acha melhor mas se seguirmos os manuais sempre estaremos certas.

Agora, queremos saber: vocês usam metade do tempo de compartilhar para músicas? Por favor, respondam na enquete ao lado. É anônima!

A aula do CTR tá pronta!!


Olá meninas,

Consegui preparar a aula do CTR Ontem, então já estou postando!!

É a aula 19 - O Pai Celestial Ajuda-nos quando Oramos!! Clique aqui para baixar.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Quer fazer lembrancinhas?

Compre doces e coloque rótulos SUD da Rachel Woods (em inglês).
Olha os que eu fiz:


Rótulos da Rachel Woods:
1º Futuro Missionário
2º Salvadores de Almas
Este fiz com um adesivo que ganhei de uma amiga

No site tem rótulos com mensagens para primária,
professoras visitantes, missionários, etc.

Dica atividade gratuita: São Paulo

Oficinas gratuitas em São Paulo, na Casinha na Árvore.

Aniversariante do Dia!!



Hoje temos uma leitora aniversariando!! É dia de festa para nós também!!

É a Rubia Cristina Leonel Ala 4 São Carlos - SP

Parabéns querida, tudo de bom pra você hoje e sempre!!

Primária SUD Online

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Chaves das Regras de Fé! - um "aditivo"

Flávia postou a idéia das Chaves das Regras de Fé (por sinal, muito bacana) e agora trago a tradução do texto escrito nas chaves.




Cliquem na imagem para ampliar.

Novo(a) visitante?

Se você é novo(a) por aqui, não deixe de passear pelas postagens antigas e a página dos arquivos do blog. Vocês escontrarão muitos materiais e idéias legais enviados por nossas leitoras, além de dicas garimpadas por nós na internet, aulas preparadas pela Flavinha, traduções feitas pela Dani. Tem bastante coisa legal!

E se você também quer compartilhar seus talentos, envie-nos suas sugestões por e-mail. Ah, se for enviar alguma coisa que não tenha sido feita por você, não esqueça de mencionar, por favor, de onde você tirou. Obrigada!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Aulinha dos Valorosos!!

Meninas,

Eis a aulinha 19 dos Valorosos- Os Santos Aprendem a Distinguir o Bem do Mal , clique aqui para baixar!

Aniversário da Primária

Em 12.01 a Elaine mencionou uma gincana que a Estaca organizou e que duraria o ano todo até o aniversário da Primária, em agosto.
Vanessa Ribas, da Primária da Estaca Boa Vista em Curitiba nos enviou a relação das metas. Obrigada, Vanessa e parabéns pela iniciativa!
As tarefas devem ser cumpridas pelas Alas e serão conferidas no dia da atividade.

Janeiro: as crianças devem memorizar a primeira e segunda Regra de Fé
Fevereiro: fazer uma árvore genealógica criativa com o maior número de gerações e memorizar o tema de fevereiro.
Março: aprender o hino, “minha família eterna” e memorizar a terceira Regra de Fé.
Abril: construir um brinquedo criativo, legal com material reciclável.
Maio: fazer o pão do sacramento com as crianças para que essas saibam um pouco mais sobre a importância do sacramento (tirar foto no dia da atividade para levar em agosto no dia da gincana).
Junho: memorizar a 4ª , 5ª e 6ª Regra de Fé.
Julho: projeto de serviço: asilo, orfanato (tirar foto no dia da atividade para levar em agosto no dia da gincana).
Agosto: Confecção de recursos novos para o Berçário. Esses devem ser utilizados no Berçário da sua unidade – no mínimo 5 recursos.

Atividade Fé em Deus

Coloquei na pasta Fé em Deus uma atividade de armazenamento que peguei faz tempo no blog Idéias SUD. Desculpem, eu preferia colocar o link direto para a atividade no blog dela, mas não encontrei. Pelo menos, dei o crédito...tá valendo.

Procura-se partitura: Milagres

A Joelma Bueno precisa da partitura, em português, do hino Milagres. Se alguém tiver e puder, por favor, compartilhar, seremos muito gratas. É só enviar por e-mail, por favor. Obrigada.

CORRIGINDO: A Joelma precisa do audio em português.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Recursos Para Aulas!


Olá meninas, estou postando hoje a aulinha do CTR que já consegui preparar, a dos Valorosos ainda estou preparando assim que tiver pronta venho correndo postar!

Clique aqui para baixar a aula 18 do CTR - O Pai Celestial Ajuda-nos a Obedecer seus mandamentos!

Chaves das Regras de Fé!



Meninas,
Achei esta idéia é super legal, se alguém quiser aproveitar!

Sarah Griffin, a irmã que criou as "Chaves das Regras Fé" disse o seguinte:"Quando eu estava na Primária, recebi um jogo de chaves das Regras Fé. Cada chave foi impressa em papel cartão, plastificada e nela feito um furo para ser colocada uma argola. Em um dos lados havia uma palavra-chave, enquanto que no outro estava toda a Regra de Fé. Eu amava meu conjunto de chaves e o pendurei em minha bolsa de escrituras por anos - provavelmente está em algum lugar de minha casa ainda hoje.Quando meu esposo foi designado para ensinar as crianças de 10 e 11 anos na Primária este ano, procuramos em vão pela matriz das chaves que eu amava. Finalmente criamos nossa própria versão. Adicionamos uma chave em branco para o nome da criança e outra para marcar a memorização. Ele deu a cada criança um conjunto de chaves (...). Como alternativa, você poderia passar uma regra por mês, que foi a forma como recebi meu conjunto original. Deu muito trabalho imprimir, plastificar e recortar cada chave, mas espero que isso motive a classe dele a aprender nossas crenças básicas tanto quanto me incentivou. Espero que mais alguém ache isto útil."
Fonte:http://www.sugardoodle.net/mambo/index.php?option=com_content&task=view&id=4154&Itemid=429

Sou um filho de Deus

Peguei no The Idea Door e tirei o "recheio". Útil para cartazes, convites, papel de carta, etc.

Clique na imagem para ampliar ou
clique com o botão direito para salvar

terça-feira, 12 de maio de 2009

"Não sei" não é desculpa (pra mim)

Ontem eu falei pra vocês que não sabia gerar o código para o selinho. Como eu não me contento em não saber, mesmo já tendo dado outro jeito, não sosseguei e fui fuçar até descobri. Então, eis abaixo o código:


Espero que funcione para vocês. Coloquei no meu outro blog e funcinou. Em todo caso, se não funcionar, faça do modo anterior, que falei ontem.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

o contador pifou!

Xiiiiiiii nosso contador de visitas pifou. Do 36 mil e tralálá, voltou para o cento e vinte. Eu hein!

Logo do blog para link


Eu não sei fazer aqueles códigos para selinho mas, como pediram, a gente se vira e faz do jeito amador mesmo e tá resolvido. Se você quer colocar o link do nosso blog com o logo, é só inserir um gadget (elemento) de imagem e escrever o link. Para salvar o logo, clique com o botão direito na imagem.

domingo, 10 de maio de 2009

CTR para a porta

Também é do blog da Emma. Eu editei e fiz em português.
Para baixar, vá na pasta CTR, nos arquivos do blog

sábado, 9 de maio de 2009

Hinos Regras de Fé!!

Hoje ao preparar a aulinha do CTR me lembrei que tenho as regras de Fé cantadas que baixei do site da irmã Márcia Toledo!!

Está na pastinha Regra de Fé ou clique para baixar!

1.a Regra de Fé Cantada.
2.a Regra de Fé Cantada.
3.a Regra de Fé Cantada.
4.a Regra de Fé Cantada.
5.a Regra de Fé Cantada.
6.a Regra de Fé Cantada.
7.a Regra de Fé Cantada.
8.a Regra de Fé Cantada.
9.a Regra de Fé Cantada.
10.a Regra de Fé Cantada.
11.a Regra de Fé Cantada.
12.a Regra de Fé Cantada.
13.a Regra de Fé Cantada.

Fonte: Site da Irmã Márcia Toledo que saiu do ar.

Recursos Para Aulas!


Esta semana foi corrida pra mim, por isso não postei antes as aulinhas sei que todos já devem estar com tudo pronto e muito especial por conta do dia das mães,mas para não perder o costume estou postando o que preparei a do CTR está completa, já a dos Valorosos coloquei apenas algumas coisinhas por conta do tempo.
Para baixar a aula 17 do CTR - Cremos Ser o Livro de Mórmon a Palavra de Deus, clique aqui!
Na aula do CTR pede para cantar a 8.a regra de Fé, se alguém não souber e precisar pode baixar aqui!
Para baixar a aula 18 dos Valorosos - O Senhor Revela a Lei da Consagração, clique aqui!

Segurança nas Atividades!!

Meninas,

Estou compartilhando com vocês um comunicado que mandei para todas as Alas de minha Estaca tratando do assunto, "SEGURANÇA NAS ATIVIDADES", não sei se nas estacas de vocês já houve algum tipo de problema ou se estão falando deste assunto também, mas segue a dica se alguém quiser aproveitar.

Preparei também um modelo de Ata de Planejamento, se alguém quiser utilizar, está aqui!!
Comunicado

A Presidência da Estaca da (minha) estaca solicitou uma atenção especial nas atividades da igreja no quesito "Segurança", muitas coisas estão acontecendo mediante a maldade que há, todas nós estamos cientes do gigantesco índice de violência no mundo, por isso vamos nos certificar que "todas" as atividades proporcionadas pela A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que esteja sob nossa responsabilidade tenha o máximo de segurança possível, principalmente porque estamos trabalhando com crianças indefesas que não tem a visão da maldade como ela é.
Acredito que cada uma de vocês tenha uma ata para planejamento de atividades, porém preparei uma como sugestão acrescentando o item " Sacerdócio responsável pela segurança".
Resumindo, em "todas" as atividades ou reuniões por menores que sejam a partir de já precisará de um sacerdócio cuidando da segurança, que possamos ouvir o conselho de nossos líderes e obter sucesso total em nossas atividades.

CTR

Para colocar em convitinhos, lembrancinhas, jornalzinho, etc.
Copiei do site da Emma (vide link) e tirei o texto para vocês.
Por falar em jornalzinho, estou sentindo falta dos jornais de vocês.
A Rúbia faz cada um lindo!!! Por favor, mandem os jornais de suas
alas/ramos/estacas para conhecermos um pouquinho suas primárias.
Não vamos publicá-los, mas adoraríamos conhecer um pouquinho de vocês.

Fonte: Emma's Place

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Idéia para o Tempo de Compartilhar - Dia das mães

Caso alguém queira fazer algo diferente, encontramos esta idéia no site Sugar Doodle.

Jogo para o dia das mães “adivinhe qual é a mãe”:

(Mostre a gravura de uma mãe)

Mães são pessoas maravilhosas que compartilham vidas.
Temos as mães de nossa família; As mães da Ala; As mães das famílias de nossos amigos; As mães da nossa Primária. Temos até mesmo a mãe da nossa mãe ou do nosso pai – a vovó.

Hoje vamos falar sobre nossas mães!
Mães trabalham muito – enfermeira, chefe de cozinha, motorista, detetive, jardineira, empregada e professora.
Hoje vamos brincar um jogo divertido para ver se conhecemos bem algumas das mães de nossa Ala.

Pedimos a 3 mães de nossa ala que se juntassem a nós hoje.
REGRAS-
Cada um de nós precisa ficar em nossas cadeiras. Faremos perguntas para a mãe #1, #2, e #3.
Não pode adivinhar até que todas as perguntas tenham sido feitas ---- aí vocês podem dizer quem é. PRONTOS?

Perguntas:
Mãe #2 - que atividade familiar sua família gosta de fazer juntos?
Mãe #1 - você gosta de animais? Você tem um animal de estimação?
Mãe#3 - Quantos filhos você tem?
Mãe#2 - Você gosta de ler? Que tipo de livros?
Mãe#1 - Você gosta de trabalhar no jardim?
Mãe#3 - Qual a sua sobremesa favorita?
Mãe #3 - Qual o seu programa de TV favorito?
Mãe #1 - Que atividade familiar sua família gosta de fazer?
Mãe #2 - Qual a sua altura?
Mãe #2 - Você gosta de estar em lugares fechados ou em áreas abertas?
Mãe #3 - Qual o seu esporte favorito?
Mãe #2 - Qual a sua comida favorita?
Mãe #1 - Que tipo de carro você tem?
Mãe #1 - Você fez faculdade?
Mãe #3 - Você trabalha? Se sim, em quê??
Mãe #1 - Onde você passou suas férias favoritas?
Mãe #3 - Você gosta de cozinhar?
Mãe #2 - Há quantos anos você está casada?
Mãe #1 - onde você nasceu?
Mãe #2 - o que você gosta de fazer nas horas vagas?
Mãe #3 - qual a sua cor favorita?
Mãe #3 - que atividade familiar sua família gosta de fazer?
Mãe #2 - onde você nasceu?
Mãe #1 - quais são seus hobbies?
Mãe #3 - onde você nasceu?
Mãe #2 - você serviu uma missão? Se sim, aonde?

OK-hora de adivinhar!!!

As mães mostram seus rostos às crianças. Apresente-as!
Aprendemos mais sobre essas 3 mães. Agora quando chegarem em casa hoje conversem com suas mães e façam-lhe perguntas e vejam se vocês as conhecem tão bem quanto pensam.

Tudo sobre blog

Tudo mesmo, com direito a passo-a-passo: aqui e aqui

Atividade - Fé Em Deus

Aqui vai uma sugestão para cumprir o 2º requisito da seção "Aprender e Viver o Evangelho" (p.06 do Livreto) que diz:

• Dê uma aula na noite familiar a respeito da Primeira Visão de Joseph Smith. (Ver Joseph Smith—História 1:1–20.) Converse a respeito de como o Pai Celestial responde nossas orações sinceras.

São gravuras de Joseph lendo as escrituras, orando no Bosque Sagrado, do Pai Celestial e Jesus Cristo aparecendo a ele e uma maior, do Bosque Sagrado, para servir de fundo para a história.
É só recortar cada uma e contar a história usando os "bonecos". Muito simples. Eu dei um "kit" para as crianças da Primária em um domingo e na segunda eles deveriam usá-lo na Noite Familiar. Até os CTR fizeram. Meu filho de 5 anos deu a mensagem usando o "kit".

Link para as gravuras de Joseh conversando com um pastor, lendo as escrituras e orando
Link para as gravuras de Joseph conversando com o Pai Celestial
Link para as gravuras do Pai Celestial e Jesus Cristo
Link para a gravura do Bosque Sagrado:

Fonte: Blog Pleasant Sunday

Hino: Mulher Virtuosa

Este hino não é da primária mas como nós pedimos ajuda aqui e algumas leitoras também estão interessadas na partitura, estamos compartilhando. Obrigada Gigi, Flávia e Emília, que enviaram a partitura. Se não conseguirem salvar clicando com o botão direito, a partitura está disponível também nos arquivos do blog, pasta "hinos-partituras". Só não esqueçam de baixar as 2 páginas.